por vidanapenumbra, em 17.08.09
Hoje particularmente sinto-me muito vulnerável ao futuro, lembram-se do stress da casa…. Bem hoje sinto que não era assim tão boa a ideia de ir viver sozinho, de ter renda, luz, agua e gás para pagar. Podem dizer, que a maior parte das pessoas faz isso e também recebe o ordenado mínimo nacional, podem até dizer que tem filhos que comem como verdadeiros “Leões”. Tenho que elogiar estas pessoas, pois é preciso muita ginástica orçamental. Se outros conseguem porque não haverei eu de conseguir? Ai está uma pergunta para a qual ainda não tenho uma resposta certa. Estive esta manha a fazer contas à vida e cheguei a algumas conclusões.
1º - Para conseguir manter as contas em dia vou ter de fazer grandes cortes em coisas superficiais como por exemplo - tabaco, cafés, saídas – ( não pensem que é suficiente)
2º - Reduzir/poupar ao máximo coisas em que isso seja possível por exemplo (roupa, manutenção do carro e combustível)
3º - A poupança passa também pela alteração de tarifários – Internet e telemóveis – (acreditem que me vai custar um pouco porque eram “tarifários pioneiros” o que equivale a dizer que uma vez mudados já não posso obtê-los novamente).
4º - Poupar ao máximo em bens básicos e essenciais – alimentação, água, luz e gás – (ainda estou para ver como vou fazer esta parte), mas deve ser um pouco como se diz “nada se estraga tudo se transforma”
5º - Só não posso fazer mais cortes porque existem coisas fixas – Renda, seguros etc.…)
Quando já estava mais aliviado a pensar “bem vou reduzir muita coisa mas deve-me sobrar assim uma quantia jeitosa”… pois eis quando finalizadas as contas não sobrava assim tanto.
Pior que isto é a saúde não estar aqui contemplada por exemplo óculos/lentes, dentista etc.…
Já estou a bater com a cabeça na parede e se não faço algo vou ao fundo. Pior será se me aparecer algo fora do orçamento, estou tramado!!!