Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Coincidencia ou mau-olhado

por vidanapenumbra, em 09.10.08

 

Nunca fui muito crente em relação a estas coisas de mau-olhado, curandeiros, espiritualistas etc… a verdade é que uma sra amiga da família, “passava a vida” a tirar o mau-olhado a conhecidos. Desde o ano anterior que passei “volta e meia” a pedir-lhe que me fizesse o mesmo ou porque ia a uma consulta importante, ou tinha dores de cabeça infernais e coincidência ou não as dores de cabeça passavam e tudo corria pelo melhor.

Esta mesma senhora, dizia-me muitas vezes (e a minha mãe confirmava), que estava carregadinho chegando mesmo ao ponto de ficar sem forças e cheia de vómitos de tanto mau-olhado que eu trazia.

Envolvi-me de tal forma que até pedi para me dizerem como se fazia e ensinarem a oração/reza para me tirar a mim mesmo.

Mais tarde por o meu cunhado ser de origem africana e por acreditar nestas coisas, deu-me um fio com bolas brancas e pretas dizendo-me que era uma “protecção” contra o mau-olhado. Existiam algumas coisas que teria de saber, por exemplo que o fio 1dia por semana não podia ser usado, que quando as bolas brancas começassem a ficar escuras era o mau-olhado e quando este fosse muito forte que o fio rebentava… (entre outras coisas que não me recordo). Usei e ainda uso esse fio, mas quis saber o seu verdadeiro significado, a sua origem…

Resumindo, resolvi fazer uma pequena pesquisa na Internet e partilhar convosco o essencial.

 

Qualquer comunidade tem certos costumes, tradições e ritos que lhe são característicos… infelizmente e outras felizmente, com o passar do tempo tendem a perder-se.

O “mau-olhado” é um conceito que existe em praticamente todas as culturas; a explicação dos sábios é que não se deve temê-lo, porém deve-se tentar evitar certas atitudes que podem despertar a inveja. Obviamente não há razão para fazer disto uma preocupação obsessiva.

Em Portugal (e não só), é comum a presença de “especialistas”, geralmente mulheres, que supostamente o “afastam” com um ritual feito com azeite “puro” de oliveira (existem outras formas).

Para a “protecção” contra o mau-olhado, há quem use (além do fio que à pouco falei), um colar com um olho azul, que o objectivo é “agir” como um espelho, reflectindo e “confundindo” o “mau-olhado”.

 

            Vejamos agora alguns comentários da net relativamente a este assunto:

 

1-     Não é realmente através do olhar, que ocorre a transmissão de um impulso energético destrutivo... Estudos afirmam que seria mentalmente através da glândula pineal na direcção do centro da testa, onde estaria o famoso "terceiro olho" metafísico, exactamente como fazem os golfinhos! Os olhos apenas focam o "alvo". Para quem não sabe os golfinhos emitem uma frequência mental poderosíssima a longas distancias, e utilizam esse mecanismo para caçar peixes ou evitar ataques de tubarões! Já comprovaram que diversos desses predadores foram paralisados ou mesmo mortos por golfinhos, qdo ameaçavam os seus filhotes. Alguns tubarões foram autopsiados e constatou-se que tiveram os seus órgãos internos dilacerados ou literalmente explodidos! Os golfinhos tbm utilizam esse recurso p/ comunicação mental e supõe-se que o ser humano tem o mesmo mecanismo mais ou menos desenvolvido! Já repararam como os golfinhos tem a testa pronunciada?? Porém, como o homem é assolado por sentimentos negativos como ira, vingança, cobiça e inveja essa ferramenta se torna uma arma usualmente, qdo poderia ser usada p/ o bem das pessoas! ATENÇÃO: Praticantes de rituais de magia negra (cultos africanos, wicca, necromancia e outros) são usuários sistemáticos do "mau-olhado". Procure sempre sondar sobre as práticas "religiosas" das pessoas do seu convívio e p/ se defender de ataques mentais faça mantras budistas, como o Gayatri Mantra (pode ser baixado em mp3 c/ Kazaa e semelhantes) e sua pronúncia e tradução encontra-se na net!!!

2-     Eu não acreditava em mal olhado. Até que várias vezes ocorreu o mesmo que nossa amiga acima, era só contar planos de viagem, algo que seria bom para minha vida, (era uma pessoa da família), e não dava certo! Uma tia minha me advertiu e pediu para me "dar uma bênção" - eu falei OK! Não é que era verdade, e sempre ela reza por mim e faz a bênção com o óleo e a água - se vc. está com mal olhado, os dois se misturam, e o óleo desaparece! Acreditem! Existe sim, pessoas com inveja e que desejam o que você possui, e quer sua felicidade para ela...e isto faz muito mal...creio que para ela também! A lei do retorno, é certa!

3-     Ai!!! Eu tenho pavor de mau olhado, sempre que eu planejo fazer alguma coisa e conto para alguém nunca da certo!!

4-     Se isso fosse possível começávamos todos a matar com o olhar, era só imaginar tudo quanto é bandido morto! E teríamos os problemas da criminalidade resolvidos, nem precisávamos de forças policiais

Agora dá-nos a tua opinião e experiência, relativamente a este assunto…

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:25


21 comentários

De jorge soares a 26.12.2009 às 21:19

é um bocado difícil acreditar, mas quando as coisas começam acontecer umas a traz das outras, despedimentos sem razão aparente, avarias inexplicáveis, doenças, acidentes, desprezo da família e amigos, tudo isto junto em muito pouco tempo, será inveja ou mau olhado, não sei, com é que eu hei-de obter ajuda para isto.

De vidanapenumbra a 09.01.2010 às 01:33

A solução passa por acreditar que a nossa mente é mais forte que qualquer inveja ou mau-olhado. Existem adereços que se diz serem contra isso, no entanto a grande força está em nós e na nossa mente. Espero ter respondido a tua questão. Abraços VNP

De RUIMARTINS a 18.04.2011 às 21:19

Concordo plenamente com o vidanapenumbra, acho que isso passa um pouco pela crença, e com o nível de pessimismo da pessoa, se não vejam-se os casos das estrelas de cinema, veja-se as estrelas de futebol ou até mesmo o melhor treinador do mundo, estão sempre a ser currados...caramba não haveria amuleto que aguentasse tamanho "Mau Olhado",isso passa tudo por uma atitude positiva perante a vida e que ingloba uma serie de factores, tais como esperança, fé, vontade, querer, gostar...etc, e quando a pessoa é imune ás criticas, ás observações maldizentes, aos comentários pouco opurtonos e gosta realmente da vida que tem e do que faz, tudo o que é negativo cai por terra...a maior arma contra o "Mau Olhado " é sem duvida a indeferença e o pensar positivo.
E de referir que se algo corre ou correu mal é porque aconteceu, nem tudo pode ser um mar de rosas...isso assim tornaria a vida fácil demais, a vida é feita de bons e maus momentos, pois é passando pelos maus que damos valor aos bons (aconselho a verem o filme "em busca da felecidade" tem lá um momento excepcional, em que o actor faz uma descrição perfeita de um momento de felecidade, um curto mas LONGO momento que perdura para toda a vida)...todos os atrás mencionados têm também bons e maus momentos, como qualquer outra pessoa, nós "Comuns" é que achamos que eles é que estão sempre bem, ou porque têm fama, ou porque têm dinheiro, ou porque são bons naquilo que fazem ou porque foram bafejados, etc, etc. Mas não nos esqueçamos que não sabemos ou que vai por dentro de cada um deles ou de cada um de Nós, um carpinteiro pode ser feliz, fazendo aquilo que faz, um simples engenheiro pode ser feliz fazendo aquilo que faz e até há quem tenha uma profissão segura ou até mesmo uma oportunidade única e que a troca por algo que realmente gosta de fazer... o ser humano é complexo e a complexidade é tanta que quando está calor queremos frio e quando está frio queremos calor, vá-se lá entendernos.
Resumindo o problema está naquele que sente "Inveja", pois acredito que sofre mais do que aqule que é "invejado", sinceramente acredito que quem tem esse sentimento deva ser infeliz, porque nem ele consegue ter pensamentos positivos para si mesmo, nem tempo para pensar em si, pois está demasiadamente fucado na vida do outro.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D